Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 encerra com índice de presença superior ao ano anterior

  • Foto: Caetano Machado -

Provas abordaram Ciências Sociais, Física, Química e Redação com tema sobre condições de trabalho

Neste domingo (8), os candidatos e candidatas do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2025 concluíram o segundo e último dia de provas. O índice de presencialidade foi de 75,9%, superando os números dos últimos dois anos (73,9% em 2023 e 70,9% em 2022), demonstrando maior engajamento dos participantes.

As provas aplicadas neste domingo incluíram questões de Ciências Sociais e Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia), Física, Química e a Redação, cujo tema central foi “as condições de trabalho”. A redação ofereceu aos candidatos três propostas distintas: redigir um manifesto com posicionamento da “classe trabalhadora” ou do “grupo de empregadores” sobre condições de trabalho, escrever um “textão” para redes sociais expressando opinião sobre o tema e produzir algo relacionando-as ao tema da exploração trabalhista.

Os textos de apoio abordaram questões como exploração de trabalhadores, resultados de pesquisas sobre trabalhadores de aplicativos e o impacto do empreendedorismo nas condições laborais atuais.

O gabarito preliminar das questões objetivas e discursivas estará disponível a partir das 20h deste domingo no site oficial do vestibular. A lista de classificados em primeira chamada será divulgada na primeira quinzena de janeiro.

No sábado, autoridades como o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, e o presidente da Coperve, visitaram locais de prova. Segundo o reitor, o vestibular reforça o compromisso da universidade com renovação e inclusão: “Os novos alunos chegam e a UFSC segue sempre bem avaliada, fortalecendo suas políticas de permanência estudantil e a inclusão”.

Ao todo, o Vestibular Unificado oferece 6.726 vagas em 200 cursos de graduação, sendo 4.525 na UFSC, 1.268 no IFSC e 933 no IFC.

STF retoma julgamento sobre conteúdos ilegais na internet Anterior

STF retoma julgamento sobre conteúdos ilegais na internet

Escola de Pais impacta 1,5 mil famílias na rede municipal de Joinville em 2024 Próximo

Escola de Pais impacta 1,5 mil famílias na rede municipal de Joinville em 2024

Deixe seu comentário